De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgados esta semana, de janeiro a fevereiro o produto que teve mais destaque nas exportações de Mato Grosso foi o segmento da carne, com um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dentro desta estatística estão a carne de frango, que subiu 42%, e a carne bovina, 29%. Apesar disso, nos referidos meses o Estado teve um leve crescimento de 0,5% em relação a 2010 no total das exportações.
De acordo com a equipe técnica de exportação da Secretaria de Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme), o baixo crescimento ocorreu devido às chuvas que afetaram direta e indiretamente colheita, produção e transporte dos produtos mato-grossense nesta época do ano.
No ranking dos estados brasileiros que mais exportam, Mato Grosso permanece em décimo lugar, posição em que encerrou o exercício 2010. Continua também como líder nas exportações em relação a outros estados do Centro-oeste, com 47%, seguido por Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, que representam 35%, 17% e 1%, respectivamente.
Dos blocos econômicos que mais importaram de Mato Grosso, a União Europeia (Holanda, Espanha, Reino Unido, Itália e Portugal) ficou na liderança com 32,6% em relação ao mesmo período de 2010. A Holanda se destacou por registrar um aumento de 15%.
Já o bloco econômico da Ásia esteve em segundo, com 32,3%. Dos cinco países que compõem o bloco asiático (Tailândia, Malásia, Indonésia, Hong Kong e Vietnã), a Tailândia foi o que mais importou (5%).
Fonte:
Diário de Cuiabá. 19 de março de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>